“Fast Food” é uma expressão norte-americana que significa comida rápida. Geralmente referenciamos este termo para comidas não saudáveis, porque o preparo é fast, mas precisa ser “comida ruim”? Quanto tempo leva cozinhar legumes ou uma massa, preparar um molho, cerca 15 minutos.
Então o que não faz bem não é o tempo de preparo ser "Fast", mas a qualidade nutricional de muitos alimentos pré-prontos que para manterem o sabor por mais tempo são conservados com altos índices de sal, gordura e açúcar. Assim repensemos o termo "Fast Food".
Talvez ainda mais prejudicial do que a falta de nutrientes sejam os hábitos que adquirimos em comer ainda mais "fast" do que o tempo que preparamos nossos alimentos.
O “Slow Food” (em inglês, literalmente, "comida lenta") é um movimento e uma organização não governamental fundado por Carlo Petrini em 1986. Este movimento sugere a reformulação, não somente dos hábitos alimentares, mas também da qualidade dos produtos que consumimos e da nossa relação com o tempo e o espaço. Segue video com Carlo Petrini explicando o movimento: https://youtu.be/dqdzvQ2wpO0
Entre os "Fast Foods" mais famosos estão:
1. O hamburger, cuja origem do nome vem da cidade de Hamburgo, na Alemanha. Massa redonda e fina feita com carne moída e frita, já era uma comida comum na região báltica séculos atrás. A ideia de comer assim foi levada para os Estados Unidos pelos imigrantes de Hamburgo, onde foi também chamada de beefburger ou, simplesmente, burger, para evitar a confusão com o nome ham, que, em inglês, é “presunto”, ou “pernil”. Hoje, existem inúmeras variedades com ingredientes diferentes. Por exemplo: cheeseburger, chickenburger, vegeburger. Geralmente, o burger é servido em um pão redondo chamado em inglês de bun.
2. O Bauru que é um sanduíche de origem paulista, inventado por Casimiro Pinto Neto. O sanduíche, criado em 1937 no restaurante Ponto Chic (localizado no Largo do Paysandu, na cidade de São Paulo), logo se tornou popular e foi batizado pelo seu criador, que homenageou à cidade em que nasceu (Bauru).
3. O Chivito que vem de um restaurante de Punta Del Este chamado El Mejillón. Segundo os uruguaios, o Chivito foi criado porque uma viajante argentina entrou no restaurante, já tarde da noite, e queria comer algo rápido. A cozinha estava fechada, mas Antônio Carbonaro, o proprietário do local, tinha como regra atender todos os clientes e improvisou um sanduíche com os ingredientes que dispunha. Na Argentina é muito comum o consumo de carne de bode, que se chama chivo em espanhol. Diz a lenda que a tal viajante pediu algo com carne de bode, mas esse tipo de carne não é muito consumida no Uruguai. Antônio Carbonaro fez o sanduíche com carne de vaca, mas deu o nome de Chivito para homenagear a turista argentina.
4. O Hot-dog, que foi criado por um açougueiro de Frankfurt, na Alemanha. Em 1852, ele resolveu batizar as salsichas que fabricava com o nome da raça de seu cachorro: Dachshund. Então, um imigrante alemão, Charles Feltman, levou essa salsicha para os Estados Unidos em 1880. Lá, criou um sanduíche quente com pão, salsicha e molhos.
5. As Massas, meu Fast Food favorito, all'italiana. Deixo aqui uma receita para que possam constatar como é Fast o seu preparo.
Massa a Carbonara: frite o bacon enquanto cozinha a massa. Bata 1 ovo e o misture a um creme de leite. Colocar a massa escorrida no bacon, temperar com um pouco de sal, muita pimenta preta e queijo parmesão de sua preferência. Em 10 minutos está pronto. A sua origem vem da palavra “carbone”, que significa carvão. Acredita-se que o nome se deve apenas à cor escura da pimenta preta usada na sua preparação.
Neste período de quarentena, adquira hábitos mais saudáveis, seja “Slow”, aprenda a não ter pressa, independentemente do tempo de preparo "Fast" ou "Slow" dos seus alimentos, os saboreie lentamente, faça de sua refeição cotidiana uma experiencia gastronômica, favoreça os seus sentidos.
Commentaires