Sim, ele é. Não só o tomate é fruta, como a berinjela, a abobrinha, o pepino, o pimentão e outros alimentos que nós chamamos de legumes também são. Fruta é o ovário amadurecido de uma planta, onde ficam as sementes. A confusão acontece porque nós somos acostumados a chamar as frutas que não são doces de legumes.
Apesar de ser popular na Itália, o tomate não é originário da Europa, e sim das Américas. De acordo pesquisadores, "o tomateiro é nativo da região Andina, englobando o Peru, Norte do Chile, Equador (incluindo as Ilhas Galapagos)".
Receita de molho de tomate italiano ou "salsa di pomodoro":
Numa panela, coloque óleo extra virgem de oliva e 2 kg de tomate maduro sem sementes e deixe até amolecer. Caso prefira deixar as sementes acrescente uma colher de chá de açucar para diminuir a acidez. Gosto de fazer assado em uma forma com óleo de oliva, ao invés de cozinhar na panela
Retire-os do fogo e passe no mixer, liquidificador, passa pomodoro ou em um espremedor de batatas. Acrescente folhas de manjericão e sua pasta de tomates ou "passata di pomodoro" está pronta.
Para o molho, coloque a pasta de tomates na panela com fogo baixo, acrescente 6 dentes de alho picados e sem pele, o alho não deve ser frito ou dourado porque diminuiria o sabor do tomate.
Deixe ferver por pelo menos 25 minutos. Mexa para não grudar. Caso os tomates sejam com pouco suco, crescente um pouco de água quente.
Acrescente sal e pimenta do reino a gosto.
Vídeo em italiano sobre a "passata di pomodoro".
E para quem não sabia que o tomate é fruta, não se preocupe, devido a alimentação industrializada o Chef Inglês Jamie Oliver fez uma campanha de transformação da merenda escolar no Reino Unido, devido ao grande sucesso entre os britânicos o governo americano o convidou para implementar a campanha nos Estados Unidos, ao chegar nas escolas percebeu que as crianças não sabiam o que era um tomate... Assista o vídeo em Inglês:
Buon appettito!
Comments